Entenda o impacto da mosca branca nas lavouras e saiba como controlá-la

Canal Rural recebeu os gerentes de marketing da Dupont Thomas Scott e Ivan Jarussi, para falar da Mosca Branca

Canal Rural recebeu os gerentes de marketing da Dupont Thomas Scott e Ivan Jarussi, para falar da Mosca Branca

No 19º episódio da temporada 2015/2016, o Canal Rural recebeu no estúdio o gerente de marketing para mercado de cereais da Dupont Thomas Scott e o gerente de marketing de inseticidas da Dupont, Ivan Jarussi.

Os convidados fizeram uma análise do impacto que a mosca branca está causando na agricultura, qual a diferença entre as demais pragas existentes e como a DuPont está preparada para atender a necessidade do produtor rural, controlando a mosca branca sem prejudicar a produtividade.

A mosca branca tem tido maior crescimento nos últimos anos. De acordo com o gerente de marketing Thomas Scott, os principais danos que a praga causa na lavoura é a planta com menos vagem, menor capacidade de fotossíntese e grãos com menor peso, deixando os produtores assustados.

“Nós estamos falando hoje de em torno de 6 mil hectares com problemas de mosca branca, em que o produtor precisa usar alguma ferramenta ou alguma estratégia para combater a Mosca Branca, principalmente com agroquímicos”, afirma Scott.

Ainda que a praga não esteja sendo tão divulgada, ela já atinge diversas regiões do país e tem algumas diferenças das demais pragas, como a lagarta por exemplo. A boa notícia é que a Dupont teve recentemente o registro do Benevia®  justamente para o controle da Mosca Branca, considerado por todos um grande avanço para o seu portfólio. O que tranquiliza os produtores do sudeste de Mato Grosso, uma das regiões mais atingidas pela praga.

A comercialização do Benevia® já está liberada no Mato Grosso. Estamos obtendo agora o cadastro dos estados que efetivamente não tiveram, e eu posso citar que além do Mato Grosso como um todo, temos um problema muito grande na Bahia – oeste baiano e nas regiões do Distrito Federal, noroeste de Minas e sudeste de SP, locais com um potencial muito alto da Mosca Branca. – explica Scott.

A nossa equipe esteve em Paulínia, interior do estado de São Paulo, para falar com o pesquisador e especialista em inseticidas Fabio Maximiano de Andrade Silva, para explicar como é feito o controle da praga com o Benevia® e como o ativo do produto vai fazer diferença no resultado de produtividade das lavouras.

Quer saber como funciona? Assista o episódio na íntegra!

Acompanhe os bastidores no Instagram do Colheita Farta!.

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. LEIA ATENTAMENTE E SIGA RIGOROSAMENTE AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. UTILIZE SEMPRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.NUNCA PERMITA A UTILIZAÇÃO DO PRODUTO POR MENORES DE IDADE.CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.PRODUTO DE USO AGRÍCOLA. FAÇA O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS.DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E RESTOS DO PRODUTO.

O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE FORAM OBSERVADOS EM CAMPOS EXPERIMENTAIS, ONDE FORAM UTILIZADOS PRODUTOS DUPONT SEGUINDO CORRETAMENTE AS INFORMAÇÕES DE DOSAGEM E APLICAÇÃO. O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE DEPENDE TAMBÉM DE OUTROS FATORES COMO CONDIÇÕES DE CLIMA, SOLO, MANEJO, ESTABILIDADE DO MERCADO, ENTRE OUTROS. DADOS DISPONIBILIZADOS PELA ÁREA DE PESQUISA DA DUPONT.