Família Silva aumenta em 20% a sua produtividade com tecnologia

Inovação e empreendedorismo marca o episódio desse sábado (10, direto de Sacramento (MG)

Inovação e empreendedorismo marcam o episódio desse sábado (10), direto de Sacramento (MG)

O DuPont Colheita Farta deste sábado, 10 de setembro, apresenta soluções aos produtores de milho que estão em busca de inovar em sua lavoura e evitar possíveis problemas com lagarta, manchas brancas, mofo branco entre outras doenças.

No 26º episódio da temporada 2015/2016, Diogo Pavan, analista de desenvolvimento de mercado da DuPont, foi até Sacramento (MG), onde conversou com o produtor rural Paulo César Cano da Silva.

Paulo administra a propriedade da família há alguns anos. A história da família Silva escrita pelas lavouras perdura há 30 anos. O seu pai era um sitiante na cidade de São João da Bela Vista (SP) e cultivava soja em uma pequena área. Com o passar dos anos, a família percebeu que era chegado a hora de arriscar e explorar novas terras com novas culturas e desembarcou na cidade de Sacramento (MG).

“ Eu passei a cultivar milho a partir da necessidade de fazer rotação de cultura da soja, devido alguns fatores, como mofo branco e a necessidade de não ter só uma cultura”, afirma o produtor.

Um dos primeiros desafios de Paulo foi controlar as lagartas e a ferrugem nos 250 hectares de sua propriedade. Diante da praga e em busca de soluções práticas e rápidas, para que não houvesse grandes danos em sua lavoura, ele buscou as tecnologias DuPont e aplicou o Lannate® para o controle de lagarta e o Aproach® Prima como fungicida em toda a extensão da fazenda.

O produtor relata que, as aplicações contribuíram para ter uma ótima qualidade na espiga, tanto de tamanho, quanto ao aumento de produtividade.

“A produtividade já vinha melhorando, a partir do momento que a gente passou a utilizar o Lannate® no controle da lagarta do cartucho. Com a utilização do Aproach®Prima como fungicida de doenças foliares do milho, tivemos um aumento de 20% no total da produtividade. O mais importante é você escolher uma boa semente e produtos de qualidade que te dão bons resultados, para você ter no final uma boa colheita”,  relata o produtor.

De acordo com o analista de mercado da DuPont, Diogo Pavan, fazer uma aplicação de fungicida para preservar as folhas, muda completamente o resultado da Lavoura.

“Um milho precisa estar bastante sadio, para chegar lá na frente e conseguir colocar toda a energia dele para a espiga e conseguir um bom resultado. Por esse motivo, a aplicação de um bom fungicida assim como o Aproach® Prima, faz toda a diferença”, afirma o analista.

O produtor afirma que é melhor prevenir do que perder uma lavoura inteira com pragas e doenças.

“A gente trabalha sempre com preventivo, pois há essa necessidade. Se não, é como querer apagar o fogo depois que ele se instala. Tem que tentar não deixar o fogo entrar”, comenta o produtor.

 

 

 

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. LEIA ATENTAMENTE E SIGA RIGOROSAMENTE AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. UTILIZE SEMPRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.NUNCA PERMITA A UTILIZAÇÃO DO PRODUTO POR MENORES DE IDADE.CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.PRODUTO DE USO AGRÍCOLA. FAÇA O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS.DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E RESTOS DO PRODUTO.

O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE FORAM OBSERVADOS EM CAMPOS EXPERIMENTAIS, ONDE FORAM UTILIZADOS PRODUTOS DUPONT SEGUINDO CORRETAMENTE AS INFORMAÇÕES DE DOSAGEM E APLICAÇÃO. O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE DEPENDE TAMBÉM DE OUTROS FATORES COMO CONDIÇÕES DE CLIMA, SOLO, MANEJO, ESTABILIDADE DO MERCADO, ENTRE OUTROS. DADOS DISPONIBILIZADOS PELA ÁREA DE PESQUISA DA DUPONT.